A 67ª edição do evento nos leva a pensar sobre como livros, palavras e histórias são sempre capazes de salvar nossas vidas. Em um ano em que tantas pessoas desapareceram de uma hora para outra, como a arte é capaz de unir e nos ajudar a lidar com lutos diversos, nos impulsionando sempre a seguir adiante?
Entre editores, distribuidores, livreiros, escritores, ilustradores, professores e leitores, é difícil encontrar alguém que não esteja com saudades e precisando deste encontro, sempre tão especial. É claro que com todos os cuidados necessários, mas sempre olhando para um futuro unido pela cultura. Ao todo, são 56 associados de volta às suas barracas, com dicas de leitura, descontos e saldos. O sorteio de localização no novo mapa acontece no dia 29 de setembro e todos terão também espaço no site da Feira, para a realização de vendas através de suas lojas virtuais ou via whatsapp.
Sob o slogan “Para ler um novo mundo”, o evento volta ao coração da Praça da Alfândega, com todas as atividades realizadas de forma gratuita. Algumas presenciais e outras com transmissão on-line, sempre mantendo o caráter popular de encontro que caracteriza a Feira do Livro de Porto Alegre. Para vivermos e não só sobrevivermos, precisamos ter um mundo fantástico dentro de nós, desde muito cedo.
É ciente disso que a Petrobras apoia a área infantil mais uma vez, com ações voltadas à primeira infância — é neste período do crescimento que hábitos são formados e o cérebro está ainda mais aberto ao lúdico e à criação. No espaço Floresta Encantada, gnomos, fadas e seres fantásticos dão voz a contações de histórias com o tema “A poesia pede passagem”. As ideias e produções seguem sob a coordenação de Sônia Zanchetta, que dedica-se todos os dias e há tantos anos à literatura infantil, juvenil e à formação de leitores. O agendamento para a programação da primeira infância deve ser solicitado, a partir de 4 de outubro, pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br
A programação oficial da área geral está novamente sob a batuta da jornalista Lu Thomé, mesclando nomes interessantes da literatura internacional, brasileira e local. São 36 encontros em lives transmitidas, às 18h e 19h30, de um estúdio criado no Memorial do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), que apoia o evento. Teremos ainda uma data especial para experimentar tudo isso antes da abertura. É também o Espaço Cultural dos Correios – que tem como objetivo promover o acesso à cultura, recebendo exposições e eventos culturais – que este ano, além da administração da Feira, abrigará em seu prédio histórico as sessões de autógrafos coletivos.
Já o Pavilhão de Autógrafos individuais segue ao ar livre, em sessões reduzidas e espaçadas, que somam 360 ao longo da Feira. Ali, em meio a este mapa, que as barracas de editores, distribuidores e livreiros aguardam o reencontro com os leitores. Todos vão ter que adaptar-se às novas regras e hábitos, em prol de um propósito maior. Mais uma vez o Banrisul, parceiro histórico da Feira, entra como patrocinador master do evento, tornando boa parte de sua realização possível.
Finalmente chegamos ao elo que une isso tudo: a passagem de patronos históricos e especiais. Jeferson Tenório marcou uma nova fase, enfrentou com a força de sua literatura os desafios da única Feira totalmente on-line. E é Fabrício Carpinejar que nos ajuda nesta transição com sua poesia. Uma nova geração, sensível ao mundo atual — antes deles, o protagonista era Caio Fernando Abreu, que certamente forma muito bem essa tríade do futuro!
Serviço:
O que: 67ª Feira do Livro de Porto Alegre
Tema: Para ler um novo mundo
Patrono: Fabrício Carpinejar
Quando: de 29/10 a 15/11/2021
Onde: Praça da Alfândega
Site www.feiradolivropoa.com.br e www.youtube.com/user/feiradolivro
Horário: das 10h às 19h30
56 expositores (cerca de 60% em relação a 2019)
Patrocinadores 2021: Banrisul/Vero, Petrobras.
Programação oficial – área geral – infantil e juvenil
Atividades on-line a partir da plataforma da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, sempre abertas e gratuitas. Não há necessidade de inscrição prévia, só acessar na hora e lugar escolhidos, no site e nas redes. Haverá duas lives diárias entre os dias 29 de outubro e 15 de novembro, entre 18h e 19h30. Serão conversas literárias e temáticas, com escritores mediadores convidados, escolhidos de acordo com o tema. A CRL divulga mais detalhes desta agenda e da atividade prévia no mês de outubro.
Manifesto
É a partir da expectativa de retorno, reencontro e renovação que ansiamos por seguir a nossa caminhada. Este é o espírito da festa que voltará a acontecer: com o livro no centro de tudo e a colaboração de todos.
No ano passado realizamos a Feira possível, criando um modelo para estarmos juntos mesmo a distância. Em 2021 construiremos a Feira da esperança: uma chance para nos encontrarmos no coração da Praça da Alfândega e descobrirmos como viver e ler um novo mundo.
Na sua 67ª edição, a Feira do Livro de Porto Alegre volta para o seu local de origem e abre suas bancas para todos os leitores, mantendo o seu histórico caráter popular. As sessões de autógrafos e os eventos para a primeira infância retornam também para o formato presencial. E os debates para o público geral seguem com transmissão on-line para falar sobre literatura, felicidade, luto, diversidade e arte. Do coração pulsante da Capital gaúcha para muitos outros lugares.
Este é o universo criativo e fantástico que habita as histórias e que está dentro de cada um de nós. Neste ano, nosso convite é para que os livros estejam em todos os espaços. Máscara no rosto e livro nas mãos: presencialmente ou on-line, esperamos por você!
Lu Thomé
Curadora da programação oficial da Feira do Livro de Porto Alegre, é jornalista há mais de 20 anos, e atua como coordenadora editorial, editora e escritora. Foi organizadora do Gauchão de Literatura (Prêmio Açorianos de Literatura 2010), da Copa de Literatura Brasileira e do Sport Club Literatura (Prêmio Fato Literário 2012). Fundou a Não Editora e integrou a equipe do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento. É gerente editorial na editora Vienense.
Sônia Zanchetta
Sônia Maria Zanchetta é jornalista e produtora cultural. Atuou 13 anos no Setor de Promoção Cultural da Embaixada do Brasil em Quito, Equador. Integra, desde 1997, a Comissão Executiva da Feira do Livro de Porto Alegre. Também coordena a Biblioteca Comunitária Sol e Lua, entre outros projetos em prol da leitura, em Cachoeirinha, RS, como o Instituto Cultural e Social Ágora.
Câmara Rio-Grandense do Livro – coordenação
Isatir Bottin Filho
Formado e com mestrado em Engenharia Civil pela UFRGS, trabalhou na área por 10 anos. Filho de livreiros e apaixonado por livros, cresceu neste meio, o que contribuiu significativamente para deixar a engenharia e trabalhar na livraria e distribuidora da família. Já participou da diretoria da Câmara Rio-grandense do Livro em mais de uma ocasião e hoje a preside.
Núcleo de Comunicação 67ª Feira do Livro de Porto Alegre
Marco Cena
Vice-presidente da CRL é designer gráfico, capista, autor e ilustrador de livros infantis. Editor na Besourobox, foi presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro entre 2014 e 2017 e retorna à diretoria em 2021.
Campanha – Agência Pérola Comunicação
Daiana Christ e Cristina Feoenges
daiana@perolacomunicacao.com.br
Assessoria em Comunicação
Imprensa e produção de conteúdo – Fernanda Dora e Maria Amélia Vargas
fernandadora@gmail.com @multiplica_dora whatsapp 51 981601155
Redes Sociais – Juliana Franzon | Site e Tecnologia – Alessandra Ceratti e Deivid Silva
Fonte: Feira do Livro